top of page

Lições que aprendi com a minha cachorra e levo para a carreira (Parte 1)

  • Foto do escritor: Daniela Rodrigues
    Daniela Rodrigues
  • 30 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Decidi escrever este texto para dividir o que estou aprendendo ao cuidar da Mila, minha dogue alemã de 14 anos a quem tenho dedicado bastante tempo e cuidado nos últimos meses.


1. Pedir ajuda

A Mila tem dificuldade para andar, não consegue levantar sozinha há mais de um ano. Ela pede ajuda.

Parece simples, mas muitas pessoas não sabem ou não gostam de pedir ajuda.

Talvez por achar que isso mostre incompetência, por medo do que outras pessoas irão pensar ou para fugir da sensação de inferioridade. Ao contrário, pedir ajuda mostra humildade, vontade de aprender e inteligência. Você pode poupar tempo, dinheiro, evitar stress e ainda há a possibilidade de se aproximar de pessoas que somarão a sua experiência profissional e pessoal.


2. Adaptação

Com as mudanças e limitações físicas que tem agora, a Mila foi se adaptando. Aprendeu a respeitar seus novos limites, mudou a maneira de fazer coisas simples como se deitar.

No mercado de trabalho, temos que nos adaptar constantemente. Ao chefe ou colegas de trabalho novos, a mudanças de mercado, inovações tecnológicas ou inciar em uma nova empresa ou um novo cargo. Não podemos ter medo de mudanças e de aprender. Quem não se adapta perde espaço no mercado de trabalho.


3. Enxergar a beleza da vida

A Mila acorda todos os dias feliz, vamos passear, ela espera entusiasmada pela comida, tem muita curiosidade pelas coisas e pessoas. Por mais difícil que seja sua situação, ela ama a vida e o que essa proporciona.

Às vezes passamos por problemas, algo pequeno não sai como esperado, aparece um ou mais obstáculos. e logo queremos desistir, pensamos que não vale a pena. Enfim, trazemos uma visão pessimista ao invés de perceber as coisas boas que continuam ali. Temos mais inclinação a nos pautar pelo problema do que pelo que há de positivo. Temos que mudar o mindset para que a negatividade não supere a positividade e o que já foi alcançado.


4. Superação

Dogues alemães tem uma expectativa de vida de 6 a 8 anos. O aniversário da Mila de 15 anos é em outubro. Daqui há alguns dias.

Quando nos limitamos, dificilmente iremos além do limite. Já nos preparamos para chegar apenas até aquele ponto (por que tentar ir mais longe se acho que não vou conseguir?). É claro, precisamos ser realistas. Mas pessoas bem sucedidas não ficam apenas no esperado, elas procuram novas soluções, trabalham mais tempo, estudam mais... superam os próprios limites.

 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
bottom of page